top of page
Foto do escritorDiário do Brejo

Vídeo mostra pessoa caindo de avião decolando do Afeganistão

EUA interromperam todos os voos civis e militares no aeroporto após uma multidão invadir a pista e tentar entrar em aviões que deixavam o país. Grupo extremista Talibã tomou a capital do país no domingo (15).




Ao menos uma pessoa caiu depois de se pendurar na parte externa de um avião que decolou do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, nesta segunda-feira (16), informou a agência de notícias Associated Press (AP).

O aeroporto, que ainda está sob controle do exército americano, virou o destino de milhares de pessoas que tentam fugir do país após o grupo extremista Talibã retomar o controle da capital no domingo (15). Os voos civis e militares foram suspensos depois de a pista do aeroporto ser invadida por uma multidão.


Um vídeo que circula nas redes sociais (veja VÍDEO acima) mostra o momento exato em que o avião decola e uma pessoa cai. Não há informações sobre a identidade da vítima e não há ainda um balanço do total de mortes entre os que tentaram a fuga agarrados à fuselagem do avião, segundo a emissora afegã TOLONews. Segundo a AP, o caso não foi isolado, e outras pessoas que também tentavam escapar do país se agarraram à parte externa de um avião militar dos EUA (veja VÍDEO abaixo).


O porta-voz-chefe do Pentágono, John F. Kirby, atribuiu a invasão a uma falha de segurança na parte civil do aeroporto internacional Hamid Karzai e disse que 2,5 mil fuzileiros navais americanos foram enviados ao local. Até o fim da semana, serão 6 mil.

Kirby afirmou que um soldado americano ficou ferido, segundo informações preliminares, e tropas turcas estão ajudando a proteger o aeroporto.

O porta-voz também afirmou que homens armados atiraram contra tropas americanas e dois afegãos foram mortos. A agência de notícias Reuters diz que cinco pessoas morreram no tumulto .


Talibã volta ao poder


As afegãos estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15).

O porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, afirmou à rede de televisão Al Jazeera que o grupo alcançou o que buscava. "A liberdade do nosso país e a independência do nosso povo", resumiu Naeem.


“Pedimos a todos os países e entidades que se reúnam conosco para resolver quaisquer questões”, disse Naeem. "Não achamos que as forças estrangeiras irão repetir sua experiência fracassada no Afeganistão mais uma vez" - Mohammad Naeem, porta-voz do Talibã


Fonte: G1/Band/Uol

Comments


bottom of page