Suplan está finalizando os últimos detalhes e SEECT já prepara escola para ser inaugurada nas próximas semanas
O Governo da Paraíba por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), concluiu a obra de recuperação e adequação do prédio onde funcionará a 1ª Escola Técnica de Artes de João Pessoa. Os investimento foram de mais de R$ 9 milhões na estrutura que é protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) desde 1982. No prédio já funcionou a Central de Polícia do Estado, a Cadeia Pública de João Pessoa, e em breve estará reabrindo suas portas como uma importante estrutura da educação, formando jovens com ensino técnico por meio das matizes do segmento artístico.
De acordo com a Superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a obra foi realizada com todo cuidado respeitando a arquitetura original. “Foi uma restauração histórica, com várias frentes de serviços delicadas em cada etapa do trabalho que se deu na recuperação estrutural do prédio. Para a engenharia, um desafio enorme, superado, e com um resultado surpreendente. É um prédio construído em 1860 que recebeu o cuidado que merecia do governo, trabalho que se deu por meio da engajada equipe da nossa Suplan. O local está irreconhecível, lindo, e nele implementamos cores vivas que trouxeram leveza e contribuíram na transformação do prédio em uma verdadeira obra de arte", destacou a engenheira.
A escola estará organizada em dois grandes pavimentos. No térreo terá coordenação pedagógica; reprografia; secretaria, sala de reuniões. Administração geral; 06 salas de aula – Ensino Médio (com capacidade para 35 pessoas por sala); laboratórios de Ciências, Informática e Robótica, cozinha com refeitório para 120 pessoas, banheiros acessíveis e auditório para 85 pessoas, com Caixa Cênica completa com ciclorama, rotunda, pernas, passarela técnica, varas de cenário, contra peso, bando, cortinas e bandolina.
Já no primeiro pavimento estarão: a sala de aula teórica de dança e teatro; 2 salas de dança; deposito de figurino; sala de pilates e anatomia; sala de maquiagem e figurino; sala de aula teórica de música; sala de aula prática de música; banheiros acessíveis; espaço de aula de circo; salas técnicas de audiovisual; salas técnicas de mídias digitais e salas de aula teórica audiovisual. No segundo pavimento terá laboratório de Artes; sala de aula téorica de artes; biblioteca; instrumentoteca; laboratório de fotografia e banheiros acessíveis.
A expectativa é que todos os detalhes estejam concluídos entre 15 e 30 dias, conforme explicou o engenheiro fiscal da obra, Nosman Flho. "Seguimos fiscalizando essa etapa final das intervenções. A reforma já está concluída e agora estamos inspecionando diariamente o trabalho nos retoques da pintura e limpeza final. Nos próximos dias estaremos instalando um gradil no entorno, reforçando a segurança de proteção da Escola Técnica de Artes", disse.
Neste primeiro momento, os serviços voltam a avançar nas frentes preliminares e demolições. A recuperação segue intensa e a próxima etapa das intervenções estarão avançando nos serviços de alvenaria, estrutura, revestimento, intervenções na coberta, piso, esquadrias, instalação hidroanitária, drenagem de águas pluviais, louças e metais, instalação elétrica, subestação, rede lógica, instalação de prevenção de combate a incêndio, climatização, cenotecnia, sonorização, diversos e pintura.
A data da inauguração do prédio será divulgada em breve, pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. Para conhecer mais detalhes da obra de recuperação do prédio, acesse o Instagram da Suplan: @pbsuplan e confira o último vídeo fixado na rede social.
Comments