O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi oficialmente relançado na Paraíba nesta terça-feira (4), em um evento que marcou o início da campanha de refundação da legenda. Sob a liderança de Chico Lopes, ex-deputado e presidente da Comissão Provisória do PTB no estado, o partido retorna às suas origens trabalhistas, agora aliado ao presidente Lula e ao governador João Azevêdo.
O evento foi realizado em João Pessoa e contou com a presença de diversas lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. Lopes destacou que, após vencer a etapa judicial, o foco agora é coletar assinaturas para oficializar o retorno do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando às eleições de 2026.
“Superamos várias etapas na reconstrução do PTB. Agora, é hora de iniciar a coleta de assinaturas na Paraíba, concluir esse processo e entregá-lo ao TSE. Em seguida, vamos organizar as comissões provisórias para as eleições de 2026”, afirmou Lopes.
O relançamento do PTB marca também o fim da fase de extrema-direita do partido, que durante o comando de Roberto Jefferson alinhou-se ao Bolsonarismo. Segundo Lopes, a nova fase do PTB será caracterizada pela aliança com o campo progressista, reafirmando seu compromisso com as raízes trabalhistas lideradas historicamente por Leonel Brizola.
“Essa fase de extrema-direita com Roberto Jefferson já passou. Estamos em um momento de reconstrução, com lideranças, prefeitos, candidatos a vereador, e movimentos populares, sindicais e culturais, para discutir a importância do PTB. Queremos estar na base do governador João Azevêdo e do presidente Lula”, disse Lopes.
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, presente no evento, expressou satisfação com o retorno do PTB ao campo progressista. “É uma satisfação estar ao lado de amigos refundando o PTB, fomentando a qualidade de vida da população. É para isso que o PTB volta”, declarou Bezerra.
Tibério Limeira, presidente do PSB em João Pessoa e secretário estadual de Administração, representou o governador João Azevêdo no ato e destacou a importância da aliança progressista. “É fundamental que a gente possa oxigenar a esquerda e o campo progressista brasileiro”, afirmou.
Outras figuras importantes presentes no evento incluíram:
Jackson Macedo (PT)
Gerson (Rede Sustentabilidade)
Emília Correia Lima (Superintendente da CEHAP)
Radomécio Leite (Secretário Executivo do Desenvolvimento Sustentável do governo da Paraíba)
Anselmo Castilho (Secretário do Consórcio Nordeste)
Pedro Matias (Secretário da Juventude do governo da Paraíba)
Comments