Uma sonda se chocará contra o satélite Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos, a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora – o suficiente para alterar a trajetória dele. Cientistas querem aprender como evitar uma possível colisão com a Terra num futuro distante.
A agência espacial americana lançou nesta terça-feira (23) uma missão com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças.
A sonda Dart foi lançada da Terra para se chocar contra um asteroide a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora – o suficiente para alterar a trajetória dele.
Foguete Falcon 9 da SpaceX decolou da Califórnia. Transmitido ao vivo pela NASA, a espaçonave que carrega a sonda experimental, decolou às 22h21 (6h21 GMT) da Base da Força Espacial de Vandenberg.
Calma! É só um teste
Mas calma, é só um teste - bem diferente da ficção, quando a vida em nosso planeta estava sob ameaça de destruição.
Os cientistas da Nasa afirmam que, nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar estragos vai chegar perto da Terra. O que eles querem é aprender desde já como evitar uma possível colisão num futuro distante.
O alvo é o satélite Dimorphos, que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior.
O choque vai ser a 11 milhões de quilômetros da Terra.
O impacto, esperado para setembro de 2022, será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.
Comments