Lula esteve na Paraíba para participar da inauguração de um complexo de energia solar e eólica em Santa Luzia, no Sertão do estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu agenda na Paraíba nesta quarta-feira (22). Ele veio ao estado para inauguração do primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Santa Luzia, no Sertão paraibano. Foi a primeira vez de Lula na Paraíba neste mandato.
Lula desembarcou junto com o Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e com a primeira-dama Janja, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, por volta das 9h50. Ele foi recebido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD). O presidente seguiu viagem de avião para Santa Luzia por volta das 10h15, junto com João Azevêdo e a primeira-dama Janja, em um helicóptero. Ele desembarcou para inaugurar o Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz, por volta das 11h30. Durante o evento de inauguração dos parques, líderes da empresa responsável pelo empreendimento e João Azevêdo discursaram. O governador da Paraíba falou sobre o impacto do complexo para a região onde foi instalado.
"Essa geração (de energia) acontece por conta desse ambiente seguro que nós estamos potenciando. Então, fico muito feliz neste momento. A gente está celebrando aqui esse grande investimento na energia, mas acima de tudo, a revolução que está acontecendo para cada município", disse o governador.
O evento acabou por volta das 12h10. O presidente Lula não discursou.
Após agenda em Santa Luzia, Lula voltou para Campina Grande e deve seguir para Recife, Pernambuco. A previsão é que ele deixe a Paraíba por volta das 13h.
Complexo de energias renováveis
O Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz é do grupo Neoenergia. Localizado em Santa Luzia, o empreendimento privado é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e capacidade instalada de 471 MW. Segundo a empresa, o investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões.
O empreendimento é o primeiro complexo de energia associada autorizado pela Aneel no Brasil.
Comments