top of page
Foto do escritorDiário do Brejo

Freiras jogadoras se reúnem para torcer para a seleção brasileira, em João Pessoa

Time de irmãs diocesanas que viralizou com vídeo jogando em praça assiste ao jogo Brasil x Panamá em instituto da capital paraibana.



O grupo de freiras do Instituto das Irmãs Diocesanas, em João Pessoa, que viralizou após serem vistas jogando futebol em uma praça pública, se reuniu nesta segunda-feira (24) para torcer pela seleção brasileira no jogo de estreia da Copa do Mundo Feminina 2023. O Brasil enfrentou o Panamá, pelo Grupo F, no estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália.

Segundo a freira Renata Mikaele, a segunda-feira é o dia de folga das Irmãs, o dia em que não estão em missões pela comunidade. Nesta segunda em particular, a folga virou torcida. “A gente nem sempre coloca uma TV na sala para aproveitar outros momentos, mas em dias diferentes, como hoje, a gente aproveita”, contou. Antes do jogo, a preparação para a torcida foi com um café da manhã reforçado: tapioca, cuscuz, mungunzá, frutas, sucos e, claro, café. Para o momento do jogo, cadeiras, sofá e pandeirola para comemoração. Os palpites foram bons e todos favoráveis ao Brasil: 2x0, 2x1, 3x0 e 3x1. Chegaram perto, mas a seleção fez mais e fechou a partida em 4X0. Segundo Mikaele, o futebol não é apenas um momento de diversão, mas também de atividade física para preparação da rotina de missões das freiras. Já a torcida, também é uma forma de solidariedade com as jogadoras da seleção, e um apoio ao futebol feminino em geral. “Vamos assistir a todos os jogos e torcer para nossa seleção feminina. A gente, que vai lá fora para jogar, mais do que qualquer um, sabe o que escuta, as críticas que a gente sofre. Estamos aqui então para dar essa força”, completa.



A maioria das irmãs, que são apaixonadas pelo esporte, já jogava bola antes de começar a vida religiosa. “Já é uma coisa que vem de casa, desde a infância a gente tinha um desejo de jogar, gostava de praticar esportes. E aí na vida religiosa a gente precisa também se exercitar. Nós temos um ritmo de atividades de missões, viajamos muito, fazemos shows, visitamos presídios, hospitais. Então essa é a busca, cuidar do nosso corpo enquanto atividade física, enquanto lazer e bem estar”, contou a irmã Mayara Crispim.

De vez em quando, as freiras saem do convento para jogar nas praças de João Pessoa. Foi em uma dessas ocasiões que foram filmadas por quem passava pelo local e o vídeo acabou viralizando nas redes sociais.


“Fomos na praça só pra gente descontrair, conviver fraternalmente, e a gente não imaginava que todo mundo que passava estava filmando. Essas filmagens, foi uma pessoa mandando pra outra, que passou pra outra”, lembrou a freira Mikaele Albuquerque.

Chegaram muitos comentários no Instagram e no nosso WhatsApp: 'irmãs, vocês são demais', e etc”, destacou a irmã Mikaele.


Para elas, o hábito (vestimenta das freiras) não é um problema. “Eu posso dizer, sem sombra de dúvidas, não atrapalha. Nosso hábito é um hábito leve que nos dá mobilidade. Então não é impedimento, viu meninas? Você que tá aí querendo ser religiosa, venha conosco, não atrapalha”, disse a irmã Mayara Crispim.


Fonte: G1-PB_notícias

Comments


bottom of page