top of page

DER-PB publica portaria que adota medidas para economizar energia elétrica diante de crise hídrica

Medidas visam conscientizar o uso da energia e leva em consideração a crise no setor elétrico do Brasil.


FOTO: Sede do DER-PB em João Pessoa - Paraíba

Diante da crise hídrica enfrentada no Brasil, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Paraíba publicou uma portaria com medidas para economizar energia elétrica no âmbito do órgão, nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o DER já há ações dentro da instituição que visa a educação ambiental com os recursos naturais.


Conforme o documento, a portaria considera alguns itens como a crise hídrica que o País enfrenta, que tem a hidrelétrica como base da matriz energética, o uso consciente da água e energia, atividades do Programa de Educação Ambiental em Defesa dos Recursos Naturais (PODER) no órgão que já visa o uso consciente dos recursos naturais, e redução do impacto ambiental de suas práticas e serviços prestados.


As medidas valem para todos os setores do DER/PB, como consta na publicação que o ClickPB teve acesso. Dentre as medidas estão desligar o ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado; manter as portas e as janelas fechadas quando o aparelho de ar-condicionado estiver ligado; programar o computador para o menor consumo de energia elétrica possível; utilizar, sempre que possível, as escadas para acesso aos primeiros pavimentos e acionar apenas um elevador, entre outras recomendações.


A Diretoria Administrativa e Financeira do DER-PB ficará responsável por instalar interruptores para cada local específico; orientar os agentes públicos e os empregados terceirizados a desligarem a iluminação que não estiverem em uso, em especial ao final do expediente; reduzir a iluminação elétrica em áreas de circulação, pátios de estacionamento, garagem e áreas externas; utilizar sensores de presença em ambientes de uso transitório, como banheiros, corredores e garagens; e reduzir o número de luminárias ambientes.


Enquanto a Divisão de Tecnologia da Informação irá manter as salas dos centros de processamentos de dados (data center) resfriadas apenas até o limite do tecnicamente necessário. De acordo com o documento, a portaria entrou em vigor no dia de ontem.


Confira a portaria






Comments


bottom of page